O Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Secretaria da Segurança Pública de Sergipe concluiu as missões de ajuda e resgate após as fortes chuvas registradas na região sul da Bahia. A aeronave chegou em Aracaju nesta quarta-feira (29), e foi recepcionada por gestores da Segurança Pública.
A decisão de retorno foi tomada em acordo entre o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), e o secretário da Segurança Pública, João Eloy de Menezes. Após três dias de trabalho na região sul da Bahia, o Falcão 01 voou 18 horas em operação de resgate.
Remoção de pessoas e animais
Segundo o levantamento feito pelo GTA, foram mais de 20 ocorrências atendidas pela equipe designada para a missão na região sul da Bahia, com uma quantidade grande de pessoas removidas e retiradas diretamente de áreas onde precisavam de ajuda imediata e corriam risco de morte.
De acordo com o comandante do GTA, tenente-coronel Fernando Goes, no primeiro dia a atuação trouxe bons resultados. “inicialmente, o balanço foi muito positivo e começamos a segunda-feira [27] com uma outra realidade. No começo da semana, o nível de água baixou e as pessoas começaram a fazer a necessidades básicas, como locomoção, compra de mantimentos e remédios”, explicou.
O comandante do GTA explicou que com o passar do tempo, foi apresentada outra realidade com a exigência de novas necessidades. “Em virtude do rastro de destruição, as pessoas têm dificuldades e não querem sair de suas residências para deixar pra trás tudo o que tinham e, naturalmente, têm medo de saques e furtos”.
Capacidade técnica
O secretário da Segurança Pública, João Eloy, reforçou a capacidade técnica dos integrantes do GTA. “Queria, em nome do governador, agradecer esse grupamento que trabalhado muito bem para a população de Sergipe e de outros estados. Essa missão, ao meu ver, foi cumprida integralmente, com o apoio de toda a segurança pública e de todo governo do estado. Eu tenho certeza que a gente só tem a agradecer e parabenizar toda essa equipe”, reforçou João Eloy.
O comandante da Polícia Militar, coronel Marcony cabral, reforçou que o GTA já era motivo de orgulho para o estado de Sergipe e hoje mostrou a sua força, e demonstra que é uma unidade muito preparada. “A nossa participação é decisiva para salvar vidas e dar a mão àqueles que estão precisando. Nós fazemos isso todos os dias no estado de Sergipe, e nesse momento pudemos ir além fronteiras atuando junto ao povo da Bahia.”, explicou o comandante da PM.
O subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Henrique Melo, também recepcionou a tripulação. Ele reforçou a capacidade dos bombeiros militares e demais profissionais da Segurança Pública de lidar com situações de crise. “Um exemplo é o difícil pouso do tenente-coronel Fernando Argolo para resgatar uma família ilhada na Bahia. Estamos atuando a favor da população sergipana e de outros estados”, avaliou.
Cenário na Bahia
Nos últimos dias, em decorrência do rastro de destruição, as pessoas tinham dificuldades e não queriam sair de suas residências para deixar pra trás tudo o que tinham e, naturalmente, tinham medo de saques e furtos, preferindo ficar em suas residências.
Diante disso, veio a fase de distribuição de alimentos, mantimentos, agasalhos e água potável. Com a mudança do cenário, a aeronave do GTA foi transferida para a região de Feira de Santana no final desta terça-feira (28).
A avaliação própria do GTA é que a situação é extremamente positiva por conta das ocorrências que a unidade participou. Com isso, finalizada a missão desempenhada pelo GTA, a aeronave desembarca no Aeroporto de Aracaju e, caso haja uma nova necessidade na Bahia ou em outro estado, Sergipe estará sempre à disposição para ajuda humanitária.
Fonte e foto: Ascom/SSP-SE