O deputado estadual Francisco Gualberto (PT) não economiza nas criticas quando o assunto é a visita, nesta segunda-feira (17), do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a Sergipe. Na agenda presidencial a inauguração da que da Termoelétrica Porto de Sergipe da CELSE e uma visita à Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), em Laranjeiras. Esta unidade foi arrendada pela Petrobras ao Grupo Proquigel Química.
Gualberto se revelou surpreso com alguns pronunciamentos favoráveis ao presidente da República na Alese e disse que a CELSE é uma empresa privada e que hoje ela está instalada em Sergipe muito pelo trabalho dos governos de Jackson Barreto (MDB) e de Belivaldo Chagas (PSD). “O governo federal não teve qualquer participação positiva. Devo lembrar que a CELSE compra gás mais barato no Catar e traz através de navio porque o Governo Federal não ajudou em nada com relação ao preço do gás e ainda gerou dificuldades na instalação da empresa”.
FAFEN
Gualberto também falou sobre a FAFEN lembrando que ela está sendo arrendada e que ele, enquanto sindicalista, lutou muito para que a empresa pública fosse incorporada à Petrobras. “Ela agora vai para um controle de produção da iniciativa privada. Se o Brasil já importava 82% de fertilizantes, agora vai importar 96%, com as FAFENs da Bahia e Sergipe sendo privatizadas, ou seja, o cartel vai aumentar e os preços tendem a subir prejudicando os pequenos e médios agricultores. Isso encarece a alimentação no Brasil”.
Covid-19
Gualberto ainda criticou o presidente acusando-se de promover uma “política de negação” ao coronavírus. “É a gripezinha que o médico receitou a cloroquina, não sei por quê. Esse presidente que vem a Sergipe na segunda, incita o povo brasileiro a não usar as máscaras e já foi denunciado nos organismos internacionais por atentado contra a saúde pública e crime contra à humanidade. Graças ao STF, ao Congresso e outras instituições da sociedade civil, a Constituição Federal foi cumprida, mas ainda assim somos vice-campeões do torneio fúnebre, com 104 mil mortes para esta doença, perdendo apenas para os EUA que tem um presidente semilouco como nós”.
Meio Ambiente
Gualberto registrou que o governo atual fechou a sede da Petrobras em Aracaju, desativou as plataformas de águas rasas em Sergipe e botou para vender o Tecarmo. “Do ponto de vista ambiental temos um presidente repudiado pelo mundo pela devastação do meio ambiente, com queimadas e grilagens autorizadas pelo Governo Federal com o desmonte da fiscalização do IBAMA. Espero que, após esta Casa tornar obrigatório o uso de máscaras e impor uma multa, que pelo menos o presidente não venha desmoralizar Sergipe, fazendo apologia à contaminação e à morte”.
2 Comments
Chora PETEZADA. Jair 2022
Esse Chico baboseiro, é realmente, um baboseiro que só fala baboseiras…