Mais de 80 guardas municipais de Aracaju estão sendo capacitados em diversas áreas do conhecimento, inclusive, nas mais modernas técnicas de defesa pessoal. Entre elas estão as do jiu-jitsu, do judô e do aikido. As instruções estão sendo realizadas exclusivamente pelo corpo de instrutores do Centro de Treinamento da Guarda Municipal de Aracaju (CT-GMA), que na sua grande maioria é composta por integrantes da corporação.
De acordo com um dos instrutores, o guardião Fábio Fontes, o conhecimento adquirido durante o curso pode fazer toda a diferença durante a realização de abordagem e eventual imobilização de suspeito. “É fundamental que os operadores da segurança pública dominem as técnicas de imobilização, de condução e algemação para assegurar, inclusive a integridade daqueles que estão sofrendo a ação”, frisa.
Fábio Fontes revela, ainda, que as técnicas de defesa pessoal podem ser utilizadas nas mais diversas situações, inclusive em grandes eventos como é o caso do Forró Caju. “Quando bem empregado evita em muitos casos o uso de uma arma letal”, declara Fábio.
A capacitação realizada com os agentes da Guarda Municipal de Aracaju faz parte do curso de habilitação ao quadro de GM nível 2 e além de outros benefícios, garante aos aprovados um aumento salarial de 20%.