Vendas no varejo crescem 1,2%
11 de julho de 2024
Pesquisa mostra presença de álcool em pães de forma
12 de julho de 2024
Exibir tudo

Há 73 anos, um avião caiu em Aracaju e matou governador

O livro escrito por Antônio Corrêa Sobrinho mantém viva a tragédia aérea ocorrida no Rio do Sal

Nesta quinta-feira (12), completa 73 anos do desastre aéreo ocorrido entre Aracaju e Nossa Senhora do Socorro matando os 28 ocupantes e os cinco tripulantes do avião, entre os quais o então governador do Rio Grande do Norte, Jerônimo Dix-sept Rosado Maia. O acidente aconteceu por volta de 9 horas do dia 12 de julho de 1951, durante a execução dos procedimentos de pouso por instrumentos.

Ex-governador Jerônimo Dix-sept Rosado Maia

Por causa da pouca visibilidade devido as chuvas da região, uma das asas do Douglas C-47 atingiu uma árvore e explodiu. A aeronave caiu nas proximidades do Rio do Sal, entre as cidade de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro. Por conta da chuva forte e de a área da queda ser de difícil acesso, as equipes de resgate alcançaram a região dos destroços apenas 11 horas depois da queda.

“Informo que o avião PP-LPG após sobrevoar às 8h e 30min este campo caiu no rio do sal em sobrado distante do aeroporto três quilômetros tendo perecido todos os tripulantes e passageiros ignorando-se os números visto que os mortos se encontram presos aos destroços. Avião completamente danificado. – (a)”, comandante Miranda.

O Douglas C-47 decolou no início da manhã no aeroporto de Natal. Após fazer breves escalas em Recife e Maceió, preparava-se para a próxima escala em Aracaju. Chovia forte na capital sergipana, o que dificultava a aterrissagem. Por conta das condições meteorológicas desfavoráveis, a tripulação optou por efetuar um pouso guiado por instrumentos e NDB. Durante a tentativa de pouso, uma das asas da aeronave se chocou com uma árvore localizada às margens do Rio do Sal, caindo ao solo e se espedaçando em seguida.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *