A Chesf promoveu, neste sábado (18), uma nova redução de vazão no reservatório da Usina Hidrelétrica de Xingó, localizada no município sergipano de Canindé do São Francisco. Desde as primeiras horas de hoje, a vazão caiu de 2.000 m³/s para 1.500 m³/s. A redução gradativa tem ocorrido diante da diminuição das chuvas na Bacia do Rio São Francisco e da necessidade de seguir a curva do volume de espera do Reservatório de Xingó para o período.
O novo valor indicado para a Hidrelétrica de Xingó corresponde à defluência total, podendo ser turbinada e/ou vertida, a depender da necessidade de atendimento ao Sistema Interligado Nacional – SIN, conforme procedimento de otimização energética envolvendo as diversas regiões do País, coordenado pelo ONS.
A Companhia destaca que a situação hidrológica é permanentemente avaliada, podendo haver alteração neste valor, principalmente, em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio São Francisco.
A Chesf ressalta ainda, a importância da não ocupação de áreas ribeirinhas, haja vista que, em condições emergenciais, a exemplo da necessidade de maximização de geração para atendimento ao SIN, a usina Xingó têm capacidade de turbinar valores da ordem de 3.000 m³/s.
Fonte: Chesf