Quem olhar para o céu no início da semana, poderá ver a primeira Super-Lua do ano. A Lua cheia e brilhante deste mês estará em todo o seu esplendor nesta segunda-feira (19), embora aparente ser cheia desde a manhã desse domingo (18) até à manhã da prpoxima quarta-feira.
Será uma das maiores e mais brilhantes luas cheias do ano, devido à sua proximidade da Terra. A Lua orbitará cerca de 22 mil quilómetros mais perto da Terra do que a média, o que leva a uma super-Lua, de acordo com o site especializado EarthSky.org. Será cerca de 15% mais brilhante do que o normal.
De forma bem simples e resumida, uma Super-Lua ocorre quando o nosso satélite natural chega à fase completa em até 24 horas antes ou depois de atingir sua aproximação máxima com a Terra (ponto chamado de perigeu).
De acordo com um artigo de Gordon Johnston, membro aposentado da Nasa, embora a superlua desta segunda-feira não vá parecer azul de fato, por ser a terceira Lua cheia da estação, será de toda forma uma Lua azul. Ele conta que o termo “blue moon” (Lua azul, em inglês) apareceu pela primeira vez em 1528.