Corrida Cidade de Aracaju foi realizada com sucesso
27 de março de 2022
Jackson Barreto se encontra com Lula na festa do PCdoB
27 de março de 2022
Exibir tudo

Hoje é Dia do Circo

Mapeamento do Ministério da Cidadania revela a existência de 651 circos em todo o Brasil

Celebrado neste 27 de março, o Dia do Circo é uma data comemorativa que homenageia a arte circense, uma das formas de arte e entretenimento mais tradicionais. A escolha da data faz referência ao dia de nascimento do palhaço Piolin, que fez muito sucesso na década de 1920, sendo muito homenageado pelos modernistas

Mapeamento publicado no site da Fundação Nacional de Artes (Funarte), que é vinculada ao Ministério da Cidadania lista 651 circos em todo o Brasil, responsável por garantir sustento para 9.579 pessoas. Quase 80% estão concentrados nas regiões Nordeste (271) e Sudeste (248). Foram mapeados ainda 31 circos no Norte, 31 no Centro-Oeste e 70 no Sul.

No mundo dos circos destacam-se os tradicionais palhaços, que divertem o público com situações cômicas e animadas. No entanto, também é típico do circo apresentações de artistas malabaristas e de animais selvagens ou exóticos. Atualmente os circos procuram se focar na superação do ser humano, a partir de desafios físicos, e os animais deixaram de se tornar uma atração tão usual nos principais circos.

Origem do circo

O circo moderno, da forma como conhecemos, estabeleceu-se na Inglaterra, em meados do século XVIII. O responsável por isso foi um ex-militar chamado Philip Astley, que inaugurou um centro que fazia exibições equestres que continham apresentações com acrobacias e malabaristas. O centro criado por Astley ficava em Londres e se chamava Royal Amphitheatre of Arts.

Com o tempo, as apresentações circenses que faziam parte do circo de Astley começaram a ser expandidas para outros locais da Europa. Um desses locais, por exemplo, foi o circo que Astley fundou em Paris, França, chamado Amphithéâtre Anglois. O circo foi introduzido no Brasil em meados do século XIX e foi trazido para cá por famílias de imigrantes europeus que sobreviviam das artes circenses.

Apesar disso, é importante mencionarmos que a realização de artes circenses, que fazem parte de um espetáculo e visam ao entretenimento do espectador, é uma prática que remonta à Antiguidade, e povos como os gregos já possuíam ações do tipo. Um centro para apresentações do tipo só foi criado na Roma Antiga.

Esse local era conhecido como Circus Maximus e nele ocorriam corridas de cavalos, assim como apresentações de caçada de animais, lutas de gladiadores, etc. Com a desagregação do Império Romano no século V, esses locais de apresentação teriam desaparecido.

Fonte: Mundo e Educação

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *