Miss Universe Sergipe teve relacionamentos abusivos
16 de abril de 2025
Hoje tem Procissão do Fogaréu em São Cristóvão
17 de abril de 2025
Exibir tudo

Hospital da UFS faz 1ª captação de rins de doador morto

Os rins foram enviados para São Paulo e Rio Grande do Sul

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) realizou, nesta quarta-feira (16), a primeira captação de rins de um doador morto. De acordo com o chefe da Unidade do Sistema Digestivo do HU-UFS, cirurgião Antônio Junior, os rins foram enviados aos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, obedecendo à fila nacional de transplantes.

Antônio Junior, que é também o presidente da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) do Hospital Universitário da UFS, ressalta o papel desta comissão para efetivação dos transplantes. “Esta foi a primeira captação de órgãos sólidos dentro do nosso Hospital Universitário. Todo hospital de grande porte tem que ter uma Cihdott, que no HU tem um importante papel, participando de todos os eventos de transplante, de doação, desde o início do processo, destacando o reinício do transplante renal em Sergipe. O HU foi o primeiro hospital público a fazer o procedimento”, destaca o médico.

Além disso, o cirurgião pontua que nesta captação, que é a primeira captação de órgãos sólidos, dois rins para transplante, a Cihdott conseguiu viabilizar esse doador, fazer o diagnóstico de morte encefálica e viabilizar a retirada de órgãos para transplante. A paciente doadora tinha 17 anos, estava internada na Unidade de Terapia Intensiva do HU-UFS, mas teve morte encefálica. No momento que antecedeu a captação dos órgãos, a equipe fez um minuto de silêncio em respeito à doadora e à sua família, que, sensibilizada com a causa, autorizou a doação.

CIHDOTT do HU-UFS/Ebserh

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (Cihdott) do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) é formada por uma equipe multiprofissional da área de saúde. No HU-UFS, o grupo existe desde 4 de janeiro de 2007, organizando, no âmbito da instituição, rotinas e protocolos que possibilitem o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes.

Fonte e foto: HU-UFS

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *