Por Thaís Ettinger*
Administrar uma instituição de ensino superior vai além da gestão de recursos e processos. Essa é uma ação que envolve também um compromisso profundo com o bem-estar e o desenvolvimento de seus servidores, seja no que diz respeito à capacitação, desempenho, ações de integração e acolhimento, bem como ações educativas.
Na Universidade Federal de Sergipe (UFS), a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) tem se empenhado em promover ações inovadoras, que colocam a humanização e a valorização dos membros da comunidade acadêmica em primeiro plano. Assim, sob a liderança do reitor Valter Joviniano, a Progep tem promovido mudanças que demonstram cuidado com as pessoas da instituição.
Entre as iniciativas mais recentes e que merecem destaque, certamente está a implantação do “Programa de Gestão e Desempenho” (PGD), em 2023. O PGD inclui a possibilidade do teletrabalho na instituição, além de aprimorar a qualidade das tarefas realizadas pelos servidores, empenha-se em proporcionar um ambiente de trabalho mais satisfatório e saudável.
Pautado pelo cumprimento de metas e focado na otimização dos processos, o PGD tem sido bem recebido pelos nossos servidores e servidoras. Ao investir na gestão eficiente e no desenvolvimento contínuo das pessoas que integram o grupo técnico-administrativo da nossa instituição, o PGD promove um espaço de trabalho mais produtivo e harmonioso, refletindo não apenas numa melhor experiência aos servidores, mas também na qualidade dos serviços prestados pela UFS.
A Progep também tem se empenhado para ampliar as abordagens do seu programa “Capacite-se” com temáticas como propriedade intelectual, comunicação assertiva, comunicação inclusiva, atendimento humanizado entre outras, relevantes para a comunidade universitária. Ademais, preocupamo-nos em possibilitar uma maior acessibilidade aos servidores participantes com a introdução de novas ferramentas, procurando, dessa maneira, tornar essas atividades mais eficazes.
Por outro lado, sermos gratos aos colegas que trabalharam e ergueram a UFS, nessas mais de cinco décadas de existência, também é parte importante de nossas ações, principalmente com a “Cerimônia da Gratidão”. Parte superior do formulárioEsse evento é uma forma sincera de reconhecer e agradecer a dedicação daqueles que contribuíram por anos, de forma extremamente significativa, para o crescimento da nossa Universidade. Além de homenagear esses servidores, tal momento tem sido singular ao destacar a importância do reconhecimento e da valorização dentro do ambiente de trabalho.
Casa de todo sergipanos, a UFS tem trabalhado ainda para receber bem os seus novos servidores. Acompanhando uma tradição que marca a nossa pró-reitoria em sua trajetória, realizamos o acolhimento de todos que passam a integrar os nossos quadros. Com um impacto positivo, essas recepções proporcionam um ambiente acolhedor, facilitando a rápida integração dos novos servidores à comunidade universitária, fazendo com que se sintam parte da equipe desde o primeiro momento.
Além dessas ações, temos investido no aperfeiçoamento da comunicação com os servidores, com ações como o “Progep Itinerante” e o canal direto “Fale com a Progep”, promovendo um diálogo acessível e transparente, resultando em uma comunicação mais eficaz entre os servidores e a administração.
E assim, sob a liderança de Valter Joviniano, a Progep reafirma seu compromisso com a humanização da gestão e a valorização das pessoas, reconhecendo que o sucesso da instituição está diretamente ligado ao bem-estar e ao desenvolvimento de seus servidores.
Em um contexto de desafios crescentes para as instituições de ensino, a experiência da atual gestão se destaca como um modelo inspirador. As ações da Progep não apenas respondem às demandas imediatas dos servidores, mas também estabelecem bases sólidas para um futuro mais colaborativo e gratificante para toda a comunidade universitária.
*Professora do Departamento de Administração, pró-reitora de Gestão de Pessoas da UFS.