O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade extinguiu o Projeto Tamar, em Pirambu. Subordinado ao Ministério do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o ICMBio também acabou outras duas bases avançadas de preservação da tartaruga marinha localizadas em Camaçari (BA) e Parnamirim (RN). O Instituto formalizou a criação de uma nova base avançada do Tamar, em Salvador.
O Tamar de Sergipe foi pioneiro no Brasil em preservação da tartaruga, e estava desativada desde o fim do ano passado. Na mesma portaria que extinguiu as três bases nordestinas, o ICMBio determina que as bases avançadas dos centros nacionais de pesquisa e conservação seguirão ativas apenas se houver comprovação da necessidade de ações de pesquisa e conservação conduzidas durante todo o período do ano.
Criado em 1982, o Projeto Tamar de Pirambu monitorava 53 km de praias e protegia quase 2.400 desovas e 106 mil filhotes, a cada temporada. Cerca de 80% são da espécie oliva, a menor entre as tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, também conhecida na região como tartaruga pequena, com comprimento curvilíneo de casco entre 70 e 74 cm.
Ovo, violão e caipirinha
Antes da implantação da base do Tamar, embora não houvesse o hábito de matar as fêmeas, para consumo da carne ou do casco, praticamente todas as desovas eram coletadas pelos pescadores locais para serem consumidas ou vendidas. Nessa época, violão, caipirinha e ovo de tartaruga eram inseparáveis. Os ovos eram coletados por tartarugueiros e vendidos nas barracas de praia, bares e restaurantes de Sergipe. Pirambu se destacava como principal fornecedora e consumidora dos ovos de tartaruga.
Logo que a base foi criada, todas as desovas precisavam ser transferidas para cercados de incubação para não serem danificadas. Graças ao trabalho de conscientização desenvolvido em Pirambu pelo Projeto Tamar, 70 por cento das desovas permanecem nos locais de origem, sem riscos de agressão pelo homem, graças ao grande envolvimento dos pescadores e da comunidade no trabalho de conservação das tartarugas marinhas.