A Igreja Católica começou o dia celebrando a missa de Quarta-feira de Cinzas na Catedral Metropolitana de Aracaju. A cargo do arcebispo da capital, dom João José Costa, a celebração marcou o início da Quaresma. Segundo o religioso, este é o “tempo de aprofundamento espiritual especialmente dedicado à santificação pessoal, por meio, sobretudo, do jejum e de outros exercícios penitenciais, como, por exemplo, a esmola e as pequenas mortificações e renúncias”.
A Quaresma dura 40 dias. começa na Quarta-Feira de Cinzas e termina na quinta-feira da semana santa (a semana que antecede a Páscoa). É um tempo de penitência, em que a igreja recorda o período em que Jesus esteve no deserto e foi tentado pelo demônio. Na verdade, o período entre essas duas datas compreende 46 dias, mas os domingos não são contados, pois estes são dias em que os fiéis não devem fazer penitência, nem sacrifícios. Na Quinta-Feira Santa, à noite, tem início o tríduo pascal, que compreendem as últimas celebrações da semana santa.
Significado da Quaresma
A Quaresma significa um tempo de preparação e mudança. Suas origens remontam ao Novo Testamento, onde está relatado que Jesus ficou quarenta dias no deserto jejuando e orando, antes de iniciar sua vida pública. Durante este período, os fiéis são orientados a praticar o jejum, a penitência, a oração e as obras de caridade a fim de se preparar para a grande festa da Páscoa. Inúmeras práticas devocionais são observadas neste tempo. Os católicos realizam vias-sacras às sextas-feiras, rezam os mistérios Dolorosos do Rosário e veneram a imagem do Cristo morto.