O Santuário de Nossa Senhora Divina Pastora,localizada na cidade sergipana do mesmo nome, já iniciou os preparativos para a sua 66ª Peregrinação, agendada para os dias 19 e 20 de outubro deste ano. O cartaz de divulgação do evento foi apresentado durante a peregrinação realizada pela Legião de Maria e a Pastoral do Acolhimento.
O padre Jhonatan Michael, reitor do Santuário, explica que as cores verde e amarela, predominantes no cartaz, fazem referência às cores da bandeira de Sergipe. A imagem da Divina Pastora com o Menino Jesus, devidamente coroados, é a do altar-mor do Santuário. Em segundo plano, está o mapa de Sergipe feito em renda irlandesa, patrimônio cultural e imaterial do Brasil, e confeccionada na cidade de Divina Pastora.
No cartaz, também aparece com destaque o título da campanha de divulgação da peregrinação deste ano: “Em Sergipe, temos uma Padroeira”. O Santuário, enfatiza o padre Jhonatan, não tem medido esforços para propagar Nossa Senhora Divina Pastora como Padroeira de Sergipe, conforme decreto da Província Eclesiástica de Sergipe, publicado em 14 de outubro de 2017.
A Peregrinação
Com o título de Patrimônio Cultural de natureza imaterial desde 2014, a Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora Divina Pastora evidencia a força da tradição religiosa, mas também a importância econômica da festividade para a população da região. “São os dias mais aguardados de todo o ano pela população da região. Sabemos que, assim como em outras grandes manifestações espalhadas pelo país, a nossa Via Sacra também pode se tornar numa grande referência para o Brasil”, frisa o padre Jhonatan Michael.
Uma caminhada de fé, devoção e religiosidade. Do município de Riachuelo mais de oito quilômetros separam os devotos do santuário de Nossa Senhora de Divina Pastora, localizado na cidade de mesmo nome da santa. O percurso é feito a pé, em sinal de penitência, uma tradição de mais de meio século, que une fiéis de todo o estado.A peregrinação se tornou um bem simbólico oficial: a romaria foi reconhecida, em outubro de 2014, como Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe.
Foto: TV Canção Nova