A Arquidiocese de Aracaju realiza, nesta segunda-feira (21), uma missa em sufrágio da alma do papa Francisco, falecido nesta manhã. A celebração está marcada para às 16h30, na Catedral Metropolitana, e será presidida pelo arcebispo dom Josafá Menezes da Silva.
Em nota oficial, o arcebispo manifestou pesar pela morte do pontífice e convocou os fiéis a se unirem em oração. Ele solicitou ainda que os sinos das igrejas repiquem ao meio-dia, no horário de Brasília, como sinal de luto e comunhão com a Igreja em todo o mundo.
A missa será celebrada com paramentos litúrgicos roxos, cor que simboliza o tempo de luto na tradição católica. Segundo dom Josafá, o momento é também de esperança, pois marca a “páscoa” do Santo Padre – expressão usada pela Igreja para indicar a passagem para a vida eterna.
A data da celebração coincide com a chamada “Segunda-feira do Anjo”, dia em que os católicos ainda vivem o clima pascal. Para o arcebispo, esse simbolismo reforça a fé na ressurreição e a confiança no destino eterno do papa Francisco, que conduziu a Igreja por doze anos como sucessor de Pedro.
Fim da jornada na terra
Ainda de licença para tratar de assuntos particulares, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), divulgou mensagem no Instagram sobre a morte do Papa Francisco. O líder político sergipano escreveu que “a jornada em terra do Papa Francisco chegou ao fim, mas seu legado de amor incondicional e coragem de enfrentar injustiças perdurará em nossos corações. Que os ensinamentos deste homem santo continuem sendo norte para todo o mundo”, frisou.
Prefeito lamenta
O prefeito em exerício de Aracaju, Ricardo Marques (Cidadania) divulgou, nesta segunda-feira (21), nota de pesar pela morte do Papa Francisco. Veja abaixo:
Nota de Pesar
A Prefeitura de Aracaju manifesta, com profundo pesar, sua solidariedade à Igreja Católica e aos milhões de fiéis em todo o mundo pelo falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco, ocorrido nesta segunda-feira, 21.
A morte do pontífice foi oficialmente comunicada pelo Vaticano nas primeiras horas do dia, com repercussão imediata em todo o mundo. Líder espiritual de inestimável relevância, Papa Francisco deixa um legado marcado pela humildade, pelo diálogo inter-religioso, pela defesa dos mais vulneráveis e pelo firme compromisso com a paz e a justiça social.
O prefeito em exercício, Ricardo Marques, junto aos demais que fazem a gestão municipal, se une à dor da comunidade católica e de todos que, independentemente de crença, reconhecem na trajetória do Papa Francisco uma inspiração de humanidade, compaixão e esperança.
Prefeitura de Aracaju
Ricardo Marques Prefeito em exercício”