Simão Dias, Boquim e Aquidabã festejam, nesta segunda-feira (26) Nossa Senhora Sant’Ana, padroeira destes três municípios sergipanos. A comunidade do povoado Sapé, em Itaporanga d´Ajuda, também tem a santa como sua padroeira.
Em uma bula (1584) o papa Gregório XIII instituiu que sua festa seria comemorada no dia 26 de julho, mês que passou a ser denominado mês de sant’Ana. Tendo sido São Joaquim comemorado, inicialmente, em dia diverso ao de Sant’Ana, o Papa Paulo VI associou num único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria, mãe de Jesus.
Avós de Jesus
A data que celebra as festividades de Sant’Ana também celebra o Dia dos Avós. A referência se reforça pela narrativa cristã que trata da vida da santa e de seu esposo, São Joaquim. Poucos registros foram encontrados, mas relatam que eles foram os pais de Maria, a mãe de Jesus.
Sant’Ana teria nascido em Belém e São Joaquim na Galileia. E mesmo sendo considerados estéreis, viviam uma vida de fé e de temor a Deus. Contradizendo a infertilidade que todos à época apontavam, o Senhor então os abençoou com o nascimento da Virgem Maria, mesmo que, segundo a tradição, São Joaquim e Sant’Ana já tinham idade avançada quando receberam esta graça.