O Incra conquistou mais um imóvel para a criação de um novo projeto de assentamento no estado de Sergipe. Desta vez foi a Fazenda São Miguel, localizada no município de Pirambu (SE), que teve sua posse repassada à autarquia federal e será utilizada para o assentamento de 15 famílias de agricultores sem terra.
Vistoriado pelos técnicos da Superintendência Regional do Incra/SE em 2006, o imóvel, palco de conflitos agrários, foi classificado como improdutivo, tornando-se objeto de um Decreto Presidencial que o definiu como área de interesse social para fins de reforma agrária.
A Fazenda São Miguel, com extensão de 415,9 hectares, é o quinto imóvel obtido pelo Incra e destinado à criação de um projeto de assentamento somente este ano.
Reserva Biológica
Inserido na área da Reserva Biológica (Rebio) Santa Isabel, o futuro assentamento a ser implantado no perímetro da Fazenda São Miguel receberá, desde a sua criação, a assistência técnica das equipes do Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (ATES) do Incra. “Nossa proposta para a criação desse assentamento vincula os aspectos sociais e ecológicos. Estabelecemos um bom diálogo com o ICMBio [Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade] e vamos iniciar o projeto buscando a sustentabilidade em todos os aspectos”, afirmou André Luiz Bomfim Ferreira, superintendente regional do Incra em Sergipe.
No local, as famílias assentadas poderão desenvolver atividades produtivas como a extração da mangaba – fruto nativo da região -, além do cultivo de culturas tradicionais, como o amendoim e a macaxeira/mandioca.
Fonte e foto: Ascom/Incra