As operações de expansão da Indústria Vidreira do Nordeste (IVN), situada no município de Estância, já foram iniciadas, aumentando em 70% da capacidade produtiva da fábrica. Um investimento superior a R$ 100 milhões possibilitou a ampliação do quadro de funcionários de 140 para 300 trabalhadores. A iniciativa é um dos eixos dos Programa de Recuperação Econômica – Avança Sergipe, desenvolvido pelo governo estadual visando atrair indústrias e promover o desenvolvimento econômico do estado.
A expansão transformou o empreendimento em um dos mais modernos do Brasil no setor. A fábrica estanciana dispõe de equipamentos cuja produtividade é 30% maior do que os já disponíveis no mercado. O governo do estado acompanhou o processo de crescimento da indústria desde sua aquisição, dando suporte ao grupo Vidroporto Embalagens, responsável pela IVN. Este apoio é reconhecido pelo diretor presidente do conglomerado, Edson Rossi. “Para sucesso deste projeto, primeiro com relação à aquisição da planta e posteriormente em sua ampliação, foi fundamental a participação do Governo de Sergipe”, diz.
A ampliação contribuiu para o crescimento do consumo de energia elétrica, matéria-prima – areia e cal – e principalmente de gás natural, gerando ainda mais desenvolvimento para toda a cadeia, uma vez que a IVN é atualmente o segundo maior consumidor do insumo no estado. Antes da expansão, o consumo da indústria era de 34 mil m³/dia, passando agora é 48 mil m³/dia.
Fonte e foto: Secom/GS