Cobras “viajam” na cheia do Velho Chico
20 de janeiro de 2023
Veja as melhores promoções dos supermercados sem sair de casa
20 de janeiro de 2023
Exibir tudo

Inspeção identifica dutos operados pela Petrobras

O Polo Tecarmo recebe a produção de óleo de Carmópolis

A Carmo Energy, empresa pertencente a um grupo internacional que assinou com a Petrobras o closing da operação do Polo de Carmópolis, já está pronta para operar as atividades em Sergipe. Seguindo uma orientação do Ministério Público do Estado, a Defesa Civil Estadual e a Defesa Civil Municipal de Aracaju, acompanhadas da Petrobras e da própria Carmo Energy, realizaram uma inspeção técnica em toda Zona de Expansão para identificar os dutos operados pela Petrobras e os que estão desativados.

De acordo com o superintendente adjunto da Defesa Civil Estadual, major Alysson de Carvalho, foi realizada uma análise de risco do referido sistema para a comunidade, inclusive identificando construções irregulares na Zona de Expansão, onde os dutos estão colocados. “Essa ação visa pontuar e deixar claro os dutos que estão operativos e aqueles que não estão em operação, no sentido de elucidar os riscos inerentes a essa situação”, detalha.

O major assegura que todo esse risco da operacionalização da Carmo Energy não ultrapassa os limites da empresa, restringindo tão somente a unidade. “Todo Polo Atalaia está inerte, restando apenas o Polo Tecarmo, cujo objetivo é a recepção da produção de Carmópolis para possível desembarque. É o Polo Tecarmo que recepciona toda a produção de Carmópolis e direciona para os navios onshore. A própria Carmo Energy manifesta dizendo que tem todos os preventivos e todas as medidas necessárias para resolver qualquer tipo de sinistro, não causando nenhum risco à população vizinha”, ressalta.

Sobre o Polo Carmópolis

O Polo Carmópolis detém o maior campo terrestre do Brasil, sendo também o mais antigo de Sergipe. O início de sua produção data de 1963. O polo é composto pelos campos Carmópolis, Aguilhada, Angelim, Aruari, Atalaia Sul, Brejo Grande, Castanhal, Ilha Pequena, Mato Grosso, Riachuelo e Siririzinho. Além das concessões dos 11 campos terrestres, o polo contempla acesso à infraestrutura de processamento, escoamento, armazenamento e transporte de petróleo e gás natural, além do Polo Atalaia, no qual está contido o Terminal Aquaviário de Aracaju (Tecarmo), e o oleoduto Bonsucesso-Atalaia, que escoa a produção de óleo de Carmópolis até o Tecarmo.

Esta é a primeira operação que envolve a área de Petróleo e Gás Natural da Carmo Energy no Brasil. O grupo internacional já atua na exploração, produção e comercialização de petróleo e gás natural a partir de campos terrestres em outros países da América Latina, como México, Colômbia e Equador. No Brasil, a companhia atua há mais de 20 anos, trabalhando em setores como a transmissão de eletricidade e a geração de energia.

Durante o processo de cessão, a Carmo Energy foi qualificada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) como operadora C, cumprindo todas as condicionantes exigidas pela ANP para autorização da operação, estando plenamente preparada e capacitada para assumir a operação de todo o Polo Carmópolis.

Fonte e foto: Secom/GS

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *