Com a proximidade das eleições gerais, a serem realizadas no dia 2 de outubro, aumentou o número de pesquisas de intenção de voto oficialmente registradas perante a Justiça Eleitoral de Sergipe aumentou consideravelmente. De janeiro a abril deste ano, apenas quatro pesquisas foram registradas no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe. Porém, somente no último mês de maio, houve o registro de seis consultas de intenção de votos, endo a última delas sido protocolada no dia 27 passado.
No site do TRE é possível consultar cada pesquisa e verificar informações como: quem contratou a pesquisa, valor e origem dos recursos despendidos no trabalho, metodologia e período de realização da pesquisa, plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução, nível econômico e área física de realização do trabalho a ser executado, intervalo de confiança e margem de erro.
O TRE informa que as empresas responsáveis pelas pesquisas de opinião são obrigadas a disponibilizar o questionário completo aplicado, o sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo e o nome de quem pagou pela realização do trabalho e cópia da respectiva nota fiscal. Todas as informações mencionadas estão disponíveis para consulta no site do TRE.
Segundo a Lei das Eleições, as pesquisas relativas às eleições ou às possíveis candidatas ou candidatos devem ser registradas no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), até cinco dias antes da divulgação. Tornar pública pesquisa fraudulenta constitui crime, punível com detenção de seis meses a um ano e multa no valor de 50 mil a 10 mil UFIR.
Fonte: Ascom/TRE-SE (Ilustação: TRE/RR)