Aracaju, uma cidade que foi planejada para ser capital
17 de março de 2023
Bistrô Cacique Chá concentra história, arte e gastronomia
17 de março de 2023
Exibir tudo

Intérpretes de libras do governo de Sergipe fizeram greve

Linda Brasil disse que está havendo uma inversão de valores gritante no governo de Sergipe

A deputada estadual Linda Brasil (Psol) denunciou que os intérpretes de libras que prestam serviço ao governo de Sergipe cruzaram os braços em protesto porque estão com três meses de salários atrasados. Os profissionais trabalham para uma empresa privada contratada pelo Executivo sergipano, fato que levou a parlamentar a criticar a terceirização dos serviços públicos.

Linda Brasil solicitou que a Justiça do Trabalho exija que medidas sejam tomadas, inclusive, buscando ampliar o número de profissionais nas repartições públicas estaduais. Atualmente, o governo de Sergipe conta apenas com seis profissionais contratados, número considerado pequeno para o quantitativo de cidadãs e cidadãos surdos em Sergipe.

“Eu, mais uma vez, reforço: a terceirização é um perigo. É uma tentativa dos gestores se isentarem da responsabilidade de garantir os serviços públicos à população. Eles contratam empresas que, durante o processo de seleção, colocam preços muito baixos, afirmam estar em condições legais para atuação só para serem aprovadas, e depois não possuem estrutura para a prestação do serviço de qualidade. E é isso que acontece. Os profissionais ficam sem condições dignas de trabalho, sem seus direitos garantidos, como é o caso dos seis intérpretes de libras que estão sem receber seus salários”, disse a deputada.

Linda cobrou que o governador Fábio Mitidieri (PSD) solucione o problema. “O Governo também é responsável. Já que a empresa está sem efetivar os pagamentos às trabalhadoras e trabalhadores, o governador precisa encontrar uma alternativa. É uma vergonha! É uma falta de respeito com essas mulheres e homens, que já estão atuando de maneira sufocada! São apenas seis pessoas prestando esse trabalho importantíssimo para todo o estado”, reforçou.

Nota da Seasc

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasc) informa que os setores responsáveis já estão atuando para regularizar, o mais breve possível, a contratação dos intérpretes de libras. É importante ressaltar que o problema salarial é relacionado à empresa terceirizada contratada. A Seasc está impedida de repassar os últimos recursos para a empresa após decisão da Justiça Trabalhista. A Seasc lamenta o ocorrido e ratifica seu compromisso com esses profissionais e com a população que necessita desse atendimento.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *