O carnaval está chegando e com ele a expectativa para muita festa, diversão, poucas horas de sono e muitos momentos de agitação. É tempo também que muitas pessoas se alimentam mal e abusam de bebidas alcoólicas. Vale ressaltar que os excessos podem estragar a festa antes do tempo. Por conta disso, os pacientes do Centro de Promoção a Saúde Luciano Barreto Júnior, do Ipesaúde, estão sendo orientados a fazerem uma alimentação especial antes e durante a folia de Momo.
A nutricionista do Ipesaúde, Camille Sobral, alerta que os foliões vão precisar de mais energia. “O ideal é que se consuma alimentos de fácil digestão, se evite as frituras e os alimentos sem boas procedências que são vendidos nas ruas para evitar as intoxicações alimentares”, alerta a profissional. Segundo ela, o consumo de líquidos também é indicado: “Muita água de coco, água mineral, frutas e sucos de frutas, para repor e dar um bom suporte de sais minerais que se perdem durante a folia”, diz. Camille alerta, ainda, que a dieta dos foliões deve conter legumes, verduras, carboidratos na forma integral e carnes brancas.
Bebidas Alcoólicas – E a nutricionista recomenda que as bebidas alcoólicas devem ser usadas com moderação e sempre intercaladas com a ingestão de água, devido ao seu alto valor calórico e efeitos colaterais. “Os diabéticos precisam ter uma atenção maior no abuso de bebidas alcoólicas. Pacientes com sintomas nos nervos periféricos ou com hipoglicemia podem piorar”, explica a Camille. Ela conclui alertando que “na semana do carnaval é interessante usar sucos com alto teor de hidratação e com capacidade de desintoxicação, como por exemplo, suco de couve, água de coco, limão, maçã e chia”.
Texto e foto: Ascom/Ipesaúde