Os frutos do mar são os itens mais procurados para a tradicional culinária do feriado de Páscoa. Peixes e bacalhau são a atração principal na mesa de muitos brasileiros na Sexta-feira Santa. Com o aumento da demanda por estes produtos e pensando no consumidor, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), fiscaliza nesta terça-feira (4), pescados congelados em estabelecimentos de Aracaju, dando continuidade à Operação da Páscoa.
Durante a operação, fiscais do ITPS visitam estabelecimentos comerciais para coleta de produtos. Durante a vistoria são observados se o peso é correspondente ao indicado no rótulo, já descontando o peso da embalagem. As análises podem ser acompanhadas pelos fabricantes de cada produto, que são informados por meio de carta-convite de todo processo e trâmite legal.
O diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade, alerta sobre a importância de observar o peso, cuja indicação deve se referir somente ao peso do produto, desconsiderando o valor da embalagem (tara) ou da camada de gelo. “Ao realizar a compra do pescado em conserva, pré-embalado ou congelado, o consumidor deve, em caso de dúvida, solicitar a conferência do peso do produto em uma balança do estabelecimento”.
Se a compra for de peixe fresco, o consumidor deve acompanhar a pesagem e o processo de embalagem do produto. “Seja na feira, mercado ou supermercado, o ideal é que a pessoa observe a pesagem do produto. Vale lembrar que as balanças devem apresentar uma etiqueta com o selo do Inmetro e estar em local visível ao consumidor”, finaliza Andrade.
Denúncias
Para fazer uma denuncia junto ao ITPS, o consumidor pode entrar em contato por meio do telefone (79) 3179-8055, no horário das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Também é possível enviar as informações para o e-mail ouvidoria@itps.se.gov.br ou acessar o site www.itps.se.gov.br e escolher a opção Ouvidoria/SE-Ouv.
Fonte e foto: Ascom/ITPS