Aracaju já vai vacinar quem tem 27 e 26 anos
2 de agosto de 2021
Batata-doce é cultivada em perímetro de Canindé
2 de agosto de 2021
Exibir tudo

Já produzindo, fábrica da Unigel é inaugurada em Laranjeiras

A fábrica já está produzindo amônia e uréia desde o último mês de maio

O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD) e o ministro de Minas e Energias, Bento Albuquerque prestigiaram em Laranjeiras a inauguração da Unigel Agro Sergipe, antiga Fafen. Desde maio passado, a fábrica já está produzindo amônia e ureia e conta com capacidade anual de produção de 650 mil toneladas de ureia, 450 mil toneladas de amônia e 320 mil toneladas de sulfato de amônio. Com isso a unidade de Sergipe, a Unigel se torna a maior produtora nacional de fertilizantes nitrogenados.

Cerca de 1.500 empregos diretos e indiretos já foram gerados com o início das operações da fábrica, além daqueles criados nas atividades afins, como as misturadoras de fertilizantes e transportadoras. O governador Belivaldo Chagas destacou que, além de todo o apoio do estado para o retorno das operações da antiga Fafen, o governo investirá ainda na infraestrutura local.

O ministro Bento Albuquerque ressaltou o exemplo de Sergipe no desenvolvimento de políticas públicas importantes para o setor energético. “Ester estado, o menor do país em extensão territorial, caminha para se tornar um gigante do setor energético. Desde o primeiro momento, vejo a harmonia dos governos federal e estadual. Sem dúvida, Sergipe é uma referência para o país”, discursou.

O presidente e CEO da Unigel, Roberto Noronha Santos, explicou que dos quatro maiores produtores agrícolas mundiais; Estados Unidos, China, Brasil e Índia, o Brasil é o único país cuja dependência de importação de fertilizantes é de cerca de 75%. “Nos demais países essa dependência é inferior a 30%. Considerando que o país é o terceiro maior produtor de alimentos do mundo, essa dependência de importações no setor de fertilizantes precisava ser reduzida”, afirmou.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *