Ciclovia da ponte do Poxim é interditada
3 de dezembro de 2021
Cursos de especialização crescem na pandemia
4 de dezembro de 2021
Exibir tudo

Já tem umbu em Aracaju

O umbu também é muito apreciado em forma de refrescos, sucos, sorvete, misturado a bebida

Umbu é considerado por muitos como a uva do sertão

Com preço variando entre R$ 5 e R$ 6 o litro, já pode ser encontrado nos mercados e feiras livres de Aracaju o saboroso umbu: uma frutinha de sabor agridoce que faz a alegria dos sergipanos e turistas. Pode ser chupado quando maduro ou comido quando “de vez”. Também é muito apreciado em forma de refrescos, sucos, sorvete, misturado à bebida (em batidas) ou ao leite (em umbuzadas). Há quem considere o umbu a uva do sertão.

Industrializado o fruto do umbuzeiro apresenta-se sob forma de sucos engarrafados, doces, geleias, vinho, vinagre, acetona, concentrado para sorvete, polpa para sucos, ameixa (fruto seco ao sol). O umbu fresco ainda é forragem para animais e é considerado produto vegetal de extração (não cultivado), coletado em árvores que crescem espontaneamente na região semiárida.

O umbuzeiro cresce em estado nativo, nas caatingas elevadas de ar seco, de dias ensolarados, e noites frescas. Requer clima quente, temperatura entre 12ºC e 38ºC, umidade relativa do ar entre 30% e 90%, insolação com 2.000-3.000 horas/luz/ano e 400mm a 800mm de chuva (entre novembro e fevereiro), podendo viver em locais com chuvas de 1.600 mm/ano. Vegeta bem em solos não úmidos, profundos, bem drenados, que podem ser arenosos e silico-argilosos. Evitar plantio em solos que estejam sujeitos ao encharcamento.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *