Por Adiberto de Souza *
O pré-candidato ao Senado pelos governistas é o deputado federal Laércio Oliveira (PP). O nome dele foi confirmado nesta sexta-feira (22), durante reunião em que o ex-governador Jackson Barreto (MDB) anunciou a desistência de disputar as eleições de outubro. JB foi o primeiro a deixar o encontro sem falar com a imprensa, seguido pelo governador Belivaldo Chagas (PSD) que não quis dizer o que foi acertado: “Quem vai falar é Fábio Mitidieri”, afirmou o chefe do Executivo, se referindo ao pré-candidato a governador. Posteriormente, JB divulgou uma nota (veja abaixo) sobre a sua posição.
Algum tempo depois, Mitidieri deixou a produtora WG, no bairro Coroa do Meio. A exemplo de Belivaldo, ele quis pouca conversa com a imprensa. Disse apenas que “Jackson não vai mais disputar as eleições e o nosso pré-candidato a senador é o deputado Laércio Oliveira (PP)”. Questionado se Barreto permanece no grupo, Mitidieri não disse que sim nem que não e deixou o local rapidamente, alegando que tinha um compromisso em Lagarto. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luciano Bispo (MDB), praticamente repetiu o que disse o pré-candidato a governador, mas acrescentou que “com fé em Deus, Jackson continuará com a gente”.
Nos bastidores, porém, é dado como certo que Jackson deixará o grupo governista, se unirá ao PT e apresentará o empresário Sérgio Gama (MDB) como pré-candidato a vice na chapa encabeçada pelo petista Rogério Carvalho. Em essa informação se confirmando, o grupamento liderado pelo governador Belivaldo Chagas perde o MDB, partido que tem um considerável tempo no horário gratuito do rádio e da televisão, além de uma boa fatia de recursos do rico fundo eleitoral.
Posição de Laércio
Escolhido pelos governistas como pré-candidato ao Senado, Laércio Oliveira disse que “agora chegou a hora de unir forças para eleger o governador, o senador e uma bancada parlamentar forte, em Sergipe e em Brasília. Estamos unidos nesta grande missão que é apresentar aos nossos conterrâneos o nosso projeto político inovador, focado no desenvolvimento econômico e no avanço social. E vamos conquistar a vitória”, discursou.
Nota de Jackson Barreto:
“Não serei incoerente com a minha história, por isso, não serei candidato ao Senado. Meu projeto maior é a candidatura de Lula! Todos os sergipanos sabem da minha história de luta em defesa de Lula e do povo. Não vejo perspectiva de vitória do agrupamento com dois candidatos ao Senado, sendo que a vaga é apenas uma. Em reunião com o governador Belivaldo Chagas; o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; o ex-deputado federal André Moura; deputado estadual Luciano Bispo; o candidato ao governo Fábio Mitidieri e o representante de Laércio Oliveira, Fernando Mendonça, apresentei meu posicionamento. Ouvi todos os integrantes, seus apelos e também apoio para a minha candidatura na reunião de hoje, mas não foi o suficiente para me convencer a manter meu nome para o Senado. Não tem lógica! Todos os agrupamentos políticos possuem apenas um candidato: Rogério Carvalho(PT);Alessandro Vieira(PSDB);Valmir(PL);PSOL, PSTU, e só o agrupamento do governo terá 2 candidatos? Isso não existe! Foram muitas reuniões e adiamentos para uma decisão que não houve consenso de uma candidatura única.
Apesar do meu nome sempre liderar nas pesquisas, isso não foi suficiente. A voz do povo não foi suficiente! Todos sabem em Sergipe que não voto e nem apoio candidato bolsonarista. Isso está fora de cogitação.
Sobre continuar ou não no grupo, vou conversar com amigos e familiares para tomar a decisão final. Independente da decisão, continuarei lutando pela liberdade, pela democracia, pelo povo sergipano ao lado de Lula, para ver comida na mesa dos mais pobres e para que os brasileiros voltem a sorrir”.
* É editor do Destaquenotícias
3 Comments
Deus sabe o que faz
DEPOIS QUE JACKSON BARRETO SE PRONUNCIAR EU FALO. ESTOU AGUARDANDO MAICELO BOMFIM.
JÁ VAI TARDE PILANTRA, RENUNCIOU PRA NÃO PASSAR VERGONHA !!