Aracaju já vai vacinar quem tem 16 anos
15 de setembro de 2021
Inflação é maior para quem ganha menos, diz pesquisa
15 de setembro de 2021
Exibir tudo

Jovens estão bebendo mais

Os preços vêm subindo paulatinamente por diferentes fatores

Pesquisa aponta aumento no consumo de bebidas alcoólicas por jovens. O estudo do IBGE mostra que 63% dos estudantes entre 13 e 17 anos já experimentaram bebidas alcoólicas. Esse número representa seis em cada 10 alunos que, no período pré-pandemia, compartilhavam o ambiente escolar. Projetos ajudam jovens a se manterem afastados do consumo excessivo.

De acordo com a professora de Psicologia do Direito e Psicologia do Desenvolvimento Humano da Universidade Tiradentes (Unit), Tatiana de Carvalho Socorro, essa faixa etária traz um período de experimentação, no qual o adolescente recebe a influência de amigos, dos pais e, também, do ambiente, em diversos aspectos.

Professora Tatiana ressalta que essa faixa etária traz um período de experimentação

“Os dados mostram que o consumo elevado de bebidas alcoólicas tem a influência dos pares, amigos e, algumas vezes, pais. A escola tem dois papéis: trabalhar com projetos sociais, mas também é na escola que ocorre o primeiro contato com a bebida alcoólica”, disse a professora.

Ambiente universitário

No ambiente universitário não é muito diferente. Para a professora, somado ao fator experimentação surge a liberdade proporcionada pela nova fase. “Quando entram no meio acadêmico, na universidade, é uma nova fase em que o adolescente terá uma liberdade que não tinha na adolescência. Quando estão na escola, é mais fácil para os pais monitorarem, no ensino superior é um pouco mais difícil”, destaca.

Por isso, assim como na escola, é importante que haja projetos atrativos na universidade, em que os jovens estejam engajados. “Na Unit, há vários projetos, como por exemplo o Projeto Mentoria, em que alunos que já cursaram metade da graduação e têm a vivência dos anos anteriores, vão orientar os novos alunos”, explica a professora, que também é orientadora do Projeto Mentoria.

“No projeto, os alunos mais velhos incentivam o sucesso acadêmico dos mais novos. Quando o jovem está focado no seu desempenho, não vai querer que algo atrapalhe, como é o caso das bebidas alcoólicas e festas. O Projeto Mentoria tem essa vantagem. Há também o fator esportes: é importante para a saúde física e mental e afasta das droga”, conclui.

Projeto Mentoria

Criado em 2017, o Projeto Mentoria tem o objetivo de desenvolver o relacionamento entre acadêmicos e a universidade, estimulando a realização de atividades universitárias, esportivas, culturais, científicas e várias outras.

Inicialmente, o projeto abrangia somente os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Direito, Enfermagem e Engenharias, Nutrição e Odontologia. Mas em 2020, todos os cursos presenciais passaram a ser contemplados.

Fonte e foto: Ascom/Unit

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *