O juiz de direito Luís Carlos Valois voltou a defender a descriminalização da maconha. Entrevistado pelo jornalista Luis Nassif, na série especial “Refundação do Brasil”, no Youtube, o magistrado disse que a proibição do uso da droga está matando os jovens que estão indo para a escola e para o trabalho. “O fato de uma pessoa fumar um baseado de maconha não mata a outra que está olhando lá da esquina, não. Mas a proibição mata”, afirma Valois.
“Se eu pudesse ter alguma influência em uma refundação do Brasil, ela passaria pelo desencarceramento e, inicialmente, pela descriminalização da cannabis, para que o usuário plante em sua casa e pare de comprar no mercado paralelo, diminuindo a violência”. revelou o juiz, que comanda uma das Varas de Execução Penal em Manaus. Segundo ele, “a proibição fez nascer o tráfico, a violência ligada ao tráfico e a criação de várias outras substâncias elaboradas pela mente fértil do mercado paralelo”.
E o juiz Luís Carlos Valois prossegue indagando qual a legitimidade tem o Estado para prender uma pessoa em nome da saúde pública, enclausurando em um local que é o próprio desrespeito à saúde pública? “O encarceramento de milhões de jovens por causa de uma planta só viola, só agrava a própria saúde pública, superlotando prisões, favorecendo a disseminação de doenças que proliferam nas celas cheias de mofo dessas nossas prisões carentes quase completamente de assistência médica ou sanitária”, concluiu.
1 Comments
Parabéns para esse juiz..Tem que liberar a “coisa”, meu caro jornalista Adiberto Souza..kkk