PRF inicia a Operação Corpus Christi 2024
29 de maio de 2024
Sergipe foi reprovado no quesito educação
29 de maio de 2024
Exibir tudo

Justiça eleitoral manda afastar vereador de Aracaju

Doutor Gonzaga se desfiliou do PSD fora do período permitido pela legislação

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE) decidiu, por unanimidade, pelo afastamento do vereador aracajuano Doutor Gonzaga (sem partido) e a consequente posse na Câmara Municipal do suplente Adriano Taxista (PSD). Na decisão, o TRE determina que o novo parlamentar seja empossado em, no máximo, cinco dias.

A ação foi impetrada por Adriano Taxista, eleito suplente pelo PSD no pleito eleitoral de 2020. Ele alegou que, com o afastamento do vereador Josenito Vitale (PSD), seria o próximo suplente a ser empossado, em decorrência da desfiliação partidária sem amparo legal do Doutor Gonzaga, que tomou posse no dia 6 de março passado na vaga aberta pelo afastamento de Vitale.

A Procuradoria Regional Eleitoral de Sergipe argumentou que Gonzaga estava desfiliado ao PSD desde o ano de 2022, razão pela qual não poderia ter tomado posse na Câmara de Aracaju. O relator do caso, o juiz membro do TRE Cristiano César Braga de Aragão Cabral, destacou que a questão posta em julgamento consistia em aferir se houve a refiliação do requerido (Dr. Gonzaga) ao PSD, em 31/08/2023, como alegado pela defesa. O magistrado pontuou que “sem filiação partidária, tem-se por inviável a investidura no cargo proporcional vago”, frisou. O relator foi seguido por todos os demais integrantes do Pleno do TRE.

Fonte: TRE (Foto: CMA)

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *