Novo salário de Romeu Zema encosta no de Fábio Mitidieri
8 de janeiro de 2025
A democracia resistiu aos terroristas e sepultou o sonho de golpe
8 de janeiro de 2025
Exibir tudo

Laranjeiras celebra a cultura com simpósio e encontro

A coroação da Rainha das Taeiras aconteceu na Igreja Matriz de Laranjeiras

Acontece às 18 horas desta quarta-feira (8) a abertura da 50ª edição do Simpósio do Encontro Cultural de Laranjeiras. O evento, que prosseguirá até sábado (11), será realizado no auditório da Universidade Federal de Sergipe (UFS) – Campus daquele município sergipano. Aberto no último domingo (5), o 50º Encontro Cultural de Laranjeiras segue até o próximo domingo (12), celebrando tradição, fé e folclore, através de manifestações artísticas e debates sobre o presente e o futuro da cultura sergipana.

A abertura do Encontro foi marcada pela coroação da Rainha das Taeiras. Na tarde do domingo, a programação continuou com novo cortejo de grupos folclóricos, seguido por procissão nas ruas Centro Histórico. A mistura de sagrado e profano, característica marcante da cultura sergipana, ficou evidente na harmonia entre as celebrações religiosas e as apresentações artísticas. O Encontro Cultural oferece, além das apresentações de música, teatro e dança, o evento conta com oficinas que visam a transmissão de saberes, exposições que retratam a riqueza cultural.

“A realização do 50º Encontro Cultural não apenas celebra meio século de dedicação e preservação da cultura sergipana, mas também reafirma Laranjeiras como um polo cultural de relevância nacional. O evento é uma oportunidade única para sergipanos e turistas apreciarem de perto as tradições que fazem de Laranjeiras um tesouro cultural do Brasil”, afirmou O prefeito de Laranjeiras, José de Araújo Leite Neto, o Juca (MDB).

O Simpósio

Com o tema ‘Isso Tudo é Louvor, Isso Tudo é Louvar’, inspirado no cântico do Grupo Folclórico Taieiras, o Simpósio festeja 50 anos de história homenageando personalidades que marcaram a trajetória. A edição também destaca a importância das Taieiras para a cultura sergipana, através de suas lideranças. Durante a solenidade de abertura serão entregues medalhas de reconhecimento a Zé Sobral e Luiz Antônio Barreto, responsáveis pela realização do primeiro Encontro Cultural, em 1975, e às mestras Bilina, Lourdes e Bárbara.

Foto: PML

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *