A Justiça autorizou nesta segunda-feira, a imediata reabertura do aterro sanitário da Estre Ambiental, que estava interditado desde o último sábado, por determinação da Administração Estadual do Meio Ambiente. A medida do órgão público deixou a Grande Aracaju sem coleta de lixo, pois os caminhões coletores ficaram impedidos de descarregar na estação de transbordo da Estre, localizada em Socorro.
Para interditar o aterro sanitário sem apresentar alternava para a colocação do lixo, a Adema alegou que a Estre não estava cumprindo determinações relativas à acomodação do lixo no aterro sanitário localizado em Rosário do Catete. Com a reabertura, o aterro já está apto a receber resíduos dos clientes privados e públicos de Sergipe que ficaram desatendidos, como os do município de Aracaju, onde a coleta de lixo será retomada imediatamente.
Na decisão favorável à empresa responsável pela coleta do lixo,a Justiça afirma que a Adema “não conclui na direção de que seja interditado o aterro”, diferentemente do que estabeleceu o presidente daquele órgão, José Almeida Lima, em seu despacho. Diz ainda que não foi dada a empresa a oportunidade de defesa no processo administrativo.
Em nota, a Estre reitera que trabalha com os mais altos padrões de segurança ambiental e tecnologia em seus empreendimentos e lamenta que, para manter a prestação de um serviço público essencial e preservar os interesses da população e o meio ambiente, teve de recorrer ao poder judiciário novamente.