A Vale informou nesta segunda-feira (19), ter concluído as negociações com a canadense Mosaic para a venda de seus ativos de fertilizantes. A partir de agora, a mineradora manterá apenas ativos de fosfatados localizados em Cubatão, pois a milionária transação incluiu todos os outros negócios da Vale, incluindo o projeto de potássio Carnalita, em Sergipe, e atividades no exterior.
O negócio renderá US$ 2,5 bilhões, sendo que metade do valor será pago em ações da própria Mosaic. A Mosaic avalia ainda se ficará com o projeto Rio Colorado, na Argentina, suspenso pela Vale em 2013. De acordo com a mineradora, após a conclusão da operação, a Vale terá 11% das ações da Mosaic e direito de indicar dois membros do conselho de administração da companhia.
As ações não poderão ser vendidas em um prazo de dois anos. Depois disso, a Vale poderá se desfazer da participação. “A Vale continua com seu programa de desinvestimentos e usará os recursos provenientes desta venda para reduzir sua dívida, ao mesmo tempo em que permanece exposta ao negócio de fertilizantes através da participação estratégica na Mosaic”, disse a empresa.
Fonte: Folha de São Paulo