A Vigilância Sanitária de Maceió (AL) apreendeu 850 litros de leite da marca Natville, que é produzido no município sergipano de Nossa Senhora da Glória. A operação ocorreu com base na decisão da Anvisa de suspender a distribuição e comercialização do produto, além de sua retirada das prateleiras de estabelecimentos, em cumprimento a decisão judicial enviada à Prefeitura da capital alagoana pelo Ministério Público Federal.
A fiscalização tem como foco o leite UHT integral e desnatado, em embalagem de 1 litro e o soro de leite em pó parcialmente desmineralizado em 40%, na embalagem de 25 kg e que tenham sido fabricados entre janeiro de 2023. Segundo a Vigilância Sanitária de Maceió, estão sendo realizadas fiscalizações por toda a capital, para recolher o produto, que teve lotes com irregularidades no processo de fabricação e informações ilegítimas de sua procedência distribuídos por todo o País.
Colaboração do comércio
A Vigilância Sanitária de Maceió recomenda, ainda, que os proprietários e representantes de estabelecimentos comerciais que por ventura estejam comercializando os produtos colaborem no recolhimento. De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária (Visa), as ações de inspeção em diversos estabelecimentos serão intensificadas, de modo a recolher o máximo possível dos produtos que estão impróprios para o consumo.
Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, a remessa de laticínios produzidos entre janeiro e maio de 2023 não possui garantia de segurança e qualidade, além de não constar com as condições higiênicas exigidas pelo ministério, na produção do produto.
A informação tornou-se pública através da promotoria que cuida da ação judicial, pelo fato de a marca estar usando o registro de uma empresa do mesmo grupo, em Alagoas, para facilitar a comercialização, no estado.
Fotos: PMM