A deputada estadual Linda Brasil (Psol) defendeu a luta desencadeada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica (Sintese) em favor da devolução dos 14% de desconto para a Previdência Estadual, ocorrido no período de abril de 2020 a junho de 2022. Líder da bancada de oposição, Linda Brasil pregou a mobilização do Legislativo em prol do conjunto de reivindicações dos educadores.
“Esse confisco denunciado pelos trabalhadores custou em média R$ 900 por mês para cada aposentado do magistério. Para compreender melhor as pautas dos professores e professoras, antes de iniciar as atividades aqui na Assembleia fiz questão de ir até os manifestantes e conversar. É preciso que os deputados e deputadas se unam para pressionar o governador Fábio Mitidieri, ao ponto que ele cumpra o que foi prometido e pague esse confisco que aconteceu por mais de dois anos”, destacou.
Na mesma manifestação a classe trabalhadora reivindicou reestabelecimento da carreira do magistério público de Sergipe, atualização do piso salarial, descongelamento do terço da Gratificação de Tempo Integral (Gati), e participação ativa nos conselhos estaduais.
Os profissionais da educação também solicitam apoio dos deputados para a criação de novo concurso público, capaz de suprir a denunciada constante ausência de educadores nas unidades escolares. “Estive com os manifestantes na área externa e aproveito este momento para saudar o presidente do Sintese, Professor Roberto Silva. É de fundamental importância que os professores e professoras sejam ouvidos, que os direitos sejam respeitados e que os problemas sejam solucionados”, discursou a parlamentar.
Fonte e foto: Alese