Uma arara-vermelha, três papagaios, e duas aves da espécie dos passeriformes ganharam a liberdade pelas mãos dos fiscais da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema). Também foram soltos na natureza uma raposa, um mico (Callitrichinae), dois gatos mouriscos, uma dupla de macacos-pregos e um cágado d’ água.
As espécies estavam sob os cuidados dos profissionais do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que as trataram de ferimentos diversos, além de outros cuidados específicos. “Todos os animais silvestres encaminhados à soltura são provenientes de ações de resgate por nossas equipes de fiscalização da Adema e também de entrega voluntária por parte da população”, explica o diretor-presidente da Adema, Gilvan Dias.
Resgates
Na zona norte de Aracaju uma equipe da Adema resgatou de uma Coruja buraqueira (Athene cunicularia), que apresentava algumas fraturas. No Loteamento Garcia, Zona Sul da capital, um gavião Carijó (Rupornis magnirostris), debilitado e com dificuldades de alçar vôo, foi visto por moradores que acionaram o órgão ambiental. Ainda na Zona Sul, porém, em uma residência no bairro Atalaia, quatro filhotes de Sariguês (D. aurita) foram encontrados em situação apática. Todas as seis espécies foram encaminhadas para o Cetas, onde recebem tratamento e cuidados até estarem aptos à soltura.
A Adema informa a população que ao encontrar algum animal silvestre, é importante acionar a equipe especializada para fazer o resgate ou apreensão, por meio do telefone (79) 9-9191-5535. O mesmo número também serve para agendar a entrega voluntária.