Quem gosta de dança e de cultura popular sergipana não deve deixar de ler o livro “Na Dança da Vida: um convite à sergipanidade”, recentemente lançado no estado. A obra apresenta a trajetória da autora e pesquisadora Ana Angélica Freitas Gois no cenário educacional e cultural local. “Sergipe apresenta um vasto leque de encantamentos multiculturais e folclóricos, que precisam de pesquisa, de nossas aproximações acadêmicas e de relatos para que se constituam em conhecimento de todos”, afirma a autora.
Trata-se de uma obra autobiográfica que traz também relatos de convidados da autora. Entre eles, professores, pesquisadores e artistas sergipanos que fazem parte da trajetória de vida da escritora e da cultura local. A autora e seus convidados compartilham com os leitores projetos e reflexões acerca da dança, cultura e Educação em Sergipe e no Brasil. Assim, o livro é também uma contribuição para os acervos escolares.
No livro “Na Dança da Vida: um convite à sergipanidade”, Ana Angélica põe o foco em três grandes paixões: a cultura sergipana, a dança e o seu trabalho como docente. O professor doutor Jorge Carvalho do Nascimento ressalta que a obra prefaciada por ele é reveladora da história de vida de Ana Angélica e do seu trabalho como professora e pesquisadora da dança, ambientando sempre suas reflexões nas referências que encontra no estado de Sergipe.
No prefácio, Jorge Carvalho do Nascimento lembra que a autora, graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), fez doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, defendendo a tese “A Dança Enquanto Expressão Cultural na Educação Física e Escolar”. Esse é o sexto livro publicado por Ana Angélica, que é professora aposentada da UFS. A dança é o tema predominante em todos eles. O primeiro foi publicado em 2012, pela editora da Universidade Federal de Sergipe.
A publicação de “Na Dança da Vida: um convite à sergipanidade” foi apoiada pelo Edital de Premiação de Artes Visuais e Literatura, proposto pelo Governo de Estado através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (FUNCAP), com recursos da Lei Aldir Blanc. A criativa capa da obra é de Pedro Wilson. Vale a pena se debruçar sobre a leitura do livro, um trabalho que revela as ricas linguagens dançantes de Sergipe, o conhecimento, a sensibilidade e o compromisso da autora com a Educação e com a cultura sergipana.
O livro “Na Dança da Vida: um convite à sergipanidade” pode ser adquirido com a própria autora através do contato no Instagram @anaangelicafreitasgois