Um dia após ter visitado Sergipe, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalizou, nesta quinta-feira (16), a indicação de Rose Rodrigues, ex-secretária de Agricultura de Sergipe e militante do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), para o comando do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A nomeação deve sair nos próximos dias. Segundo a revista Carta Capital, a indicação contou com o aval do deputado federal João Daniel (PT), um dos líderes do movimento em Sergipe, e do senador petista Rogério Carvalho.
Advogada e assistente social, a professora Maria Rosilene Bezerra Rodrigues, ou Rose Rodrigues, como ela prefere ser chamada, tem experiência com gestão. Já foi secretária da Agricultura no município de Estância, participou da equipe do Orçamento Participativo no primeiro mandato do saudoso ex-prefeito de Aracaju, Marcelo Déda (PT) e foi professora substituta do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe. Rosilene também possui uma história de militância.
Em 2005, Rose Rodrigues ingressou na luta dos movimentos sociais, pela Cáritas Diocesana de Propriá, envolvendo-se na defesa da reforma agrária e dos quilombolas. Nessa discussão, ela abraça a causa da segurança alimentar e nutricional, tendo naquele mesmo ano, assumido a coordenação do primeiro Programa Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, em área de projeto de assentamentos, acampamentos pelo acesso à terra, quilombola e território indígena sergipano.
Por Destaquenotícias (Foto: GS