A Maçonaria sergipana está em festa pela passagem dos 150 anos da Loja Simbólica Cotinguiba – a mais antiga de Sergipe – e os 200 anos do Grande Oriente do Brasil (GOB). Iniciadas na última terça-feira (8), as comemorações serão encerredas neste sábado (12), com uma sessão magna festiva na Loja Clodomir Silva, que completa este mês 65 anos de fundação. A Loja Simbólica Cotinguiba foi fundada em 14 de novembro de 1872, fazendo parte, portanto, da história de Sergipe.
O soberano grão-mestre do GOB, Múcio Bonifácio Guimarães, e a sua esposa, Jussane Guimarães, presidente nacional da Fraternidade Feminina (Frafem) estão em Aracaju participando das solenidades. com entrega da Comenda Dom Pedro I, além de outras homenagens. Durante a sessão mágna, agendada para às 18 horas, acontecerá a entrega da Comenda Dom Pedro I, além de outras homenagens.
O Venerável Mestre Orlando Mendonça explica que os maçons são homens “comprometidos com o desenvolvimento pessoal e moral de nossos quadros e para isso desenvolvemos trabalhos onde a liberdade, igualdade e fraternidade sejam praticadas por todos sem distinção.Portanto, acreditamos e exercemos nossas atividades laborais utilizando estes princípios básicos, onde o mérito deve ser dado a quem de fato e direito o merece”, ensina.