A dança das cadeiras entre filiados a partidos políticos atingiu, pelo menos, 14,6% dos candidatos aos cargos de prefeito, vice e vereador em Aracaju. Levantamento da Rádio UFS mostra que 106 candidatos no pleito de 2016 na capital sergipana mudaram de partido para disputar a eleição agora em 2020. Os dados foram extraídos do repositório do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O Partido Social Democrático (PSD) foi o mais procurado durante a migração partidária. 11 candidatos no pleito de 2016 migraram para o partido este ano, sendo que seis deles buscam a reeleição à Câmara de Vereadores. O PSC aparece como a segunda legenda mais procurada pelos candidatos que trocaram de partido de uma eleição para outra na capital. Quatro deles são vereadores e estão disputando a reeleição. Empatado com o Podemos, o PDT completa o pódio com oito candidatos nesta condição, sendo que quatro deles querem se reeleger ao lado do Podemos.
A lista composta por 21 partidos ainda conta com DEM (7), PSL, PC do B, PMN e Republicanos (6 cada um), Avante, PSB e PP (5), PSDB e PTB (4), Cidadania e Solidariedade (3), Patriota, PROS e PT (2), DC, PL e Rede (1).
Maioria mudou de lado
Na corrida por 24 cadeiras na Câmara de Aracaju, 17 vereadores buscaram novas siglas partidárias para concorrer ao pleito este ano. Isso significa que 70,8% dos parlamentares em exercício do mandato deixaram a legenda de origem da última eleição.
Por outro lado, 38 candidatos mantiveram a base partidária e vão disputar a eleição deste ano pelo mesmo partido do pleito passado. Neste aspecto, o PSB conta com seis candidatos. Em seguida, aparecem PDT (5), PSOL, PT e Rede (3 cada um), Avante, PMN, PSC, PTB, PV e Republicanos (2), DC, DEM, Patriota, PC do B, PSD e PSDB (1).
Vale frisar que a comparação entre candidatos que permaneceram ou trocaram de partidos nos últimos quatro anos na capital sergipana considerou a fusão ou incorporação de siglas, a exemplo do PEN que virou Patriotas, PTdoB que passou a se chamar Avante, PTN agora é Podemos, PPS se transformou no Cidadania, PSDC agora é DC, PMDB voltou a se chamar MDB.
Mais candidatos
Em Aracaju, 732 pessoas pediram o registro de candidaturas nas eleições municipais deste ano, um aumento de 62% em relação a 2016. A maioria dos inscritos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador do município tem idade acima de 35 anos (85%) e ensino superior completo (39,48%). Quase 70% deles são do gênero masculino e mais de 71% são negros. Com 404.901 votantes aptos, a capital sergipana tem o maior colégio eleitoral do estado.
Reportagem de Bel Victor, Josafá Neto e dos estagiários André Alcântara e João Vitor Moura, todos da Rádio UFS (Ilustração publicada no Ingá Cidadão)