Equipes do Ibama, Capitania dos Portos, da Adema e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs) estão em sobreaviso desde que a Petrobras divulgou um alerta sobre a ocorrência de uma mancha de óleo nas proximidades da Plataforma Marítima Camurim (PCM -07). Segundo a estatal, já foram tomadas as medidas iniciais com dispersão mecânica.
Neste domingo (5), foi feito um sobrevoo na costa de Sergipe, inclusive nas imediações da PCM-07, mas a mancha de óleo não foi localizada. O próprio superintendente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente em Sergipe, Fausto Leite, estava no sobrevoo, além do capitão-temente Onilton.
No comunicado distribuído neste sábado (4), a Petrobras informou que, pela modelagem matemática, acredita que a mancha de óleo deve afetar as imediações da Praia dos Artistas até a Orla de Atalaia, em Aracaju, numa extensão de aproximadamente 4 quilômetros. Informações não oficiais dão conta que a petrolífera havia conseguido conter a mancha de óleo em alto mar.
Técnicos do Ibama, Adema, Sedurbs e militares da Capitania dos Portos repetiram, neste domingo (5), a vistoria na linha de maré, não sendo identificados pontos de oleosidade. Nos próximos dias, será dada continuidade ao monitoramento e tratativas preventivas visando reduzir ao máximo os danos causados pela mancha de óleo.
Fotos: Fausto Leite