O governador Flávio Dino (PCdoB), através da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), divulgou o edital do Processo Especial de Revalidação de Diploma de Médico, o famoso Revalida. A medida tem como objetivo atender à emergência por mais profissionais da área de saúde para atuar no enfrentamento da pandemia da Covid-19.
A revalidação de diploma, em caráter excepcional, pode ser solicitada por médicos graduados em instituições estrangeiras de ensino superior e que irão atuar na frente de combate ao novo coronavírus no Maranhão.
As inscrições para o Processo estão abertas e o prazo se estende até 13 de maio. A inscrição é online, por meio do endereço eletrônico http://www.prog.uema.br/revalidacao-medicina-especial/.
Médicos Cubanos
A medida deve trazer de volta ao Maranhão os médicos cubanos afastados do programa Mais Médicos pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) antes mesmo de assumir o governo.
Dino não está sozinho. O governador do estado do Pará, Hélder Barbalho, contratou, no final de abril, 86 médicos cubanos para trabalharem na linha de frente contra o coronavírus.
Os profissionais são os que permaneceram no Brasil e ainda não foram reinseridos no programa Mais Médicos.
O estado puxou a fila. Paraná, Bahia, Goiás e Mato Grosso do Sul avaliam o projeto do Pará para analisar a viabilidade de replicá-lo.
Fonte: Revista Fórum