O novo deputado federal de Sergipe agradeceu a São José “as graças que recebi e venho recebendo”. Márcio Macedo (PT) vai assumir uma cadeia na Câmara em substituição ao ex-parlamentar Valdevan Noventa (PL), cassado sob a acusação de comprar votos nas eleições de 2018. O petista postou fotos no Whatsapp, comemorando a conquista do mandato com os moradores e na igreja católica do povoado São José, na zona de expansão de Aracaju.
Também no Whatsapp, Macedo Macedo postou a sua presença no lançamento do Comitê Popular de Luta, em Aracaju, e da posse da nova secretária da Juventude do PT da capital sergipana. O novo deputado tem evitado falar sobre a cassação de Valdevan Noventa e a sua consequente ascensão à Câmara Federal. Ao portal JL Política, o petista disse que não recebeu ainda nenhum comunicado da Câmara Federal, do TSE e nem do TRE de Sergipe: “De modo que estou aguardando os pronunciamentos efetivos de todas as instâncias envolvidas”, frisou o novo representante da bancada federal de Sergipe.
A cassação de Valdevan
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, na última quinta-feira (17) a cassação do mandato e a inelegibilidade do deputado federal Valdevan Noventa (PL), por abuso do poder econômico durante a campanha eleitoral de 2018. O Plenário do TSE ratificou decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, que condenou o parlamentar pela captação e gasto ilícito de recursos mediante depósitos de valores de origem não identificada.
Com a decisão, ficou determinada a retotalização dos votos para o cargo de deputado federal em Sergipe, considerando nulos os votos atribuídos a José Valdevan. Após promover a recontagem dos votos, deixando de fora os do parlamentar cassado, o TRE concluiu que o mandato deve ser ocupado pelo petista Márcio Macedo, votado por 49.055 eleitores nas eleições de 2018.
Por Destaquenoticias