O Diário Oficial da União publica, nesta quinta-feira (18), o decreto do presidente da República, Jair Bolsonaro, nomeando o professor Valter Joviniano de Santana Filho como o novo reitor da Universidade Federal de Sergipe, com mandato de quatro anos. Ele vai substituir a interventora federal Liliádia da Silva Oliveira Barreto, que está no cargo desde novembro de 2020. Ex-vice-reitor, o professor Valter Joviniano foi o mais votado da lista tríplice eleita pelo Conselho Eleitoral Especial da UFS, em julho do ano passado.
Mesmo com a eleição democrática, o Ministério da Educação optou em não respeitar a lista tríplice e nomeou uma interventora federal para comandar a Universidade Federal de Sergipe. Houve denúncias de irregularidades na eleição da lista tríplice, porém o Ministério Público Federal investigou e concluiu que o processo não feriu a legislação. Além de Valter Joviniano, os dois outros professores mais votados no Conselho Eleitoral Especial foram Maurício Conceição de Souza e Vera Núbia Santos.
Formado em Fisioterapia, o novo reitor Valter Joviniano de Santana Filho tem 40 anos e é natural de Salvador (BA). Ele ingressou na UFS como professor efetivo em 2009. Possui mestrado e doutorado em Fisiologia pela Universidade de São Paulo. É membro da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis) e da Sociedade Americana de Fisiologia (APS). Em 2 de dezembro de 2019, Valter foi nomeado vice-reitor pro-tempore, em substituição à professora Iara Maria Campello Lima, porque esta se aposentou.
Por Destaquenotícias