O tabagismo é um dos principais fatores para o surgimento de três tipos de câncer que acometem órgãos do sistema geniturinário humano, e cuja incidência tem crescido no Brasil, especialmente entre os homens: bexiga, rim e pênis. E por esses motivos que o médico urologista Rodrigo Tonin reforça o alerta para que a população adote, o mais brevemente possível, hábitos de vida saudáveis, e que evite ao máximo ser fumante, mesmo que passivo.
“Há muito tempo que nós, médicos, das mais variadas especialidades, orientamos os pacientes a não fazerem uso de cigarro, porque ele está diretamente associado a várias doenças graves, em diversos órgãos. No caso da urologia, o fumo está entre os fatores de risco de diversas patologias, sendo fator determinante quando se trata do surgimento de câncer de rim, bexiga e pênis”, comenta Rodrigo Tonin.
E de acordo com o especialista, a preocupação da classe médica com o tema aumentou consideravelmente nos últimos anos, após a massificação dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs), popularmente conhecidos como cigarros eletrônicos ou vaper, cujo consumo tem aumentado assombrosamente, principalmente entre os jovens, mesmo com a proibição da Anvisa, desde 2009, quanto ao uso, fabricação, importação, comercialização, distribuição, armazenamento, transporte e propaganda de vaper no Brasil.
“Infelizmente essa onda de uso de cigarro eletrônico vai tornar ainda maior o grave problema de saúde pública que o tabagismo já causa, a diferença é que ela trará graves consequências em um prazo de tempo ainda menor, por isso, apoio e me uno às campanhas de combate ao fumo, seja ele tradicional ou eletrônico”, afirma o médico urologista.