Discussão salarial de comerciários na estaca zero
14 de abril de 2025
Campanha do Boticário fala da dificuldade de engravidar
15 de abril de 2025
Exibir tudo

Médicos peritos do INSS voltam ao trabalho

O retorno ao trabalho foi definido após assinatura de acordo com o Ministério da Previdência Social

Após 235 dias de paralisação, médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltaram ao trabalho, nesta segunda-feira (14). Os cerca de 300 médicos que estavam em greve começam a repor os dias parados e o atendimento volta ao normal.

Em janeiro, o INSS anunciou o reagendamento automático das perícias não realizadas para médicos que não aderiram à greve. As pessoas que precisarem de atendimento podem agendar por meio da Central de Atendimento pelo número 135 ou acessar o portal Meu INSS, de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

“Nos casos de afastamento do trabalho por até 180 dias, o recomendável é a utilização do Atesmed, serviço online que permite realizar a perícia documental, dispensando a necessidade de perícia presencial”, informou a pasta. Em caso de necessidade de atendimento presencial, a autarquia lembra que é necessário levar documento de identificação com foto, laudo médico com diagnóstico e tratamentos, exames, prescrições médicas.

Retorno ao trabalho

O retorno ao trabalho foi definido após assinatura de acordo com o Ministério da Previdência Social a entidade que representa os médicos peritos. Pelo acordo, a pasta vai restituir o salário descontado desde janeiro. Desde agosto do ano passado, cerca de 300 médicos peritos, 10% do total, estavam parados, em uma greve que foi considerada a maior da história da carreira.

Em nota, a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) informou que os ganhos ficaram aquém do esperado, mas que o acordo assinado traz abertura para futuros avanços. A entidade também comemorou a reversão de riscos disciplinares e a restituição dos salários descontados. A entidade não detalhou os ganhos da categoria. Os médicos peritos reivindicavam o cumprimento de um acordo de 2022.

Fonte: Agência Brasil (Foto: Divulgação)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *