Quem mora em Aracaju tem o privilégio de ter as comidas típicas do período junino disponíveis o ano inteiro. No mercado Thales Ferraz, localizado no centro da capital, há um espaço dedicado a eles: Cantinho do Beiju. Por lá, tem beiju molhado, pamonha e pé de moleque o ano todo. “A gente está aqui de domingo e domingo. Eu mesma faço minhas coisas e trago todos os dias. Os nossos clientes são pessoas daqui, que gostam, compram toda semana”, conta a vendedora Ivaneide Santos.
E a procura por produtos juninos não se restringe só aos mercados centrais. Nas fábricas de bolo localizadas em diversos pontos da cidade, o movimento é grande o ano inteiro. De acordo com a empresária Maria Irene Menezes Teles, proprietária de quatro fábricas de bolo em Aracaju, a procura pelos produtos juninos movimenta toda a economia da cidade. Ela informa que só em uma loja são produzidos normalmente cerca de 900 bolos, distribuídos em 11 tipos.
A também dona de casa Maria de Fátima dos Anjos contou que consome produtos juninos o ano inteiro. Natural do interior de Segipe, ela disse que faz questão de manter a tradição viva. “Eu gosto muito. Sempre que vou ao mercado tenho que levar alguma coisa pra casa. As comidas típicas fazem parte da minha vida e eu adoro”, declarou.
Foto: Olhando da janela do trem