Apesar das determinações da Prefeitura e do aumento de casos de coronavírus em Aracaju – que já registra 30 infectados e quatro óbitos – quase a metade da população não está respeitando o isolamento social. Estudo realizado a partir da geolocalização revela que apenas 52,8% da população tem seguido as determinações da Prefeitura, enquanto no Brasil 55,1% tem se mantido em casa. Entre as regiões com os piores índices na capital estão os bairros Jabotiana (34,5%), Coroa do Meio (40%), Santa Maria (41%), Industrial (46%) e Mosqueiro (38, 1% a 45,8%).
“Esta é uma informação que nos preocupa bastante porque já foi comprovado que as medidas de isolamento social são fundamentais para conter a propagação do coronavírus”, se queixa o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT). Ele informou que, desde a semana passada, a Prefeitura está fazendo o georreferenciamento das pessoas por bairros, para saber onde tem havido maior circulação: “Constatamos que os moradores de diversas localidades continuam nas ruas, mesmo com todas as determinações já estabelecidas em decreto municipal”, frisa.
Ações mais duras
Diante da falta de colaboração de parte considerável dos aracajuanos, Edvaldo Nogueira prometeu adotar ações mais incisivas nas áreas onde há menor índice de isolamento social, com a presença da Defesa Civil, Guarda Municipal, além de carros de som. “Além disso, também vamos solicitar o apoio da própria Polícia Militar para impedir que a população fique circulando. Não é hora de passear. É preciso entender a importância do trabalho que tem sido feito e que quanto antes contermos a doença, melhor”, salientou.