O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, se reuniu com o senador Laércio Oliveira (PP), para declarar seu apoio à aprovação do Projeto de Lei que cria o Profert, de autoria do parlamentar sergipano. O PL n° 699, de 2023, prevê a redução das importações de fertilizantes, por meio da implementação de medidas de desoneração tributária da indústria dessa matéria-prima para o agricultor.
De acordo com senador Laércio Oliveira, o Profert passaria a integrar a estratégia do Plano Nacional de Fertilizantes, o plano estratégico do Governo Federal que prevê aumentar em 50% a participação da agroindústria no PIB agropecuário.
“As importações desse insumo básico para agricultura despejam U$15 bilhões no mercado internacional exportador, reduzindo a capacidade do setor agrícola atingir seu potencial, gerar empregos e promover a segurança alimentar”, afirmou Laércio.
Com o apoio de Carlos Fávaro, a tramitação no projeto no Senado, a votação e aprovação do Profert, poderá terminar até o final de março. “Isso aqui, vai dar um grande salto na produção de fertilizantes no Brasil, tirar a extrema dependência brasileira de fertilizantes importados e garantir uma autonomia agropecuária brasileira”, afirmou o ministro Carlos Fávaro.
Além do ministro da Agricultura, o projeto conta com a defesa feita pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin, ministro Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.