O ministro Márcio Macêdo (PT) pode ser exonerado da Secretaria-Geral da Presidência da República a qualquer momento. Pelo menos é o que anuncia, nesta sexta-feira (5), a colunista Mônica Bergamo no jornal Folha de S. Paulo. Segundo a experiente jornalista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estuda uma reforma ministerial porque, embora a administração seja um sucesso, algumas “áreas não conseguem mostrar isso à população”.
De acordo, ainda, com Mônica Bergamo, a pasta comandada pelo sergipano deverá ser ocupada pelo atual ministro das Comunicações, Paulo Pimenta. E pra onde vai Márcio Macêdo na pretendida reforma ministerial? A colunista da Folha de S. Paulo revela que ainda não existe um local definido, assim como não há uma certeza sobre quem substituirá o atual ministro das Comunicações.
Procurada para falar sobre a informação publicada pela colunista Mônica Bergamo, a assessoria de comunicação do ministro Márcio Macêdo deu uma resposta telegráfica: ” Não existe discussão sobre reforma ministerial”.
Lula cobra de Márcio
No final de 2023, Lula fez uma cobrança pública ao ministro Márcio Macêdo. Durante o “Natal dos Catadores”, o petista disse que “hoje, Márcio, eu esperava que você tivesse feito mais, esperava que a gente tivesse aqui uma pauta de grandes conquistas. Nós vamos corrigir”, frisou. No mesmo discurso, o presidente disse que “você tem que entregar uma pauta cheia de conquista. Você vai aprender”, concluiu.
A Secretaria-Geral é um órgão que integra a Presidência da República e tem o objetivo de ajudar o presidente na condução estratégica de governo. Com status de ministério, a pasta funciona no Palácio do Planalto e é responsável pelo auxílio ao presidente em suas tarefas de governo, especialmente em relação à comunicação institucional e planejamento das ações governamentais.
Foto: Agência Brasil