O ministro da Educação, Camilo Santana, inaugurou, nesta sexta-feira (19) o primeiro campus da atual gestão do Ministério da Educação (MEC), no município sergipano de Poço Redondo. O Campus do Instituto Federal de Sergipe (IFS), no Alto Sertão Sergipano, é o décimo da instituição de ensino. O ministro da Casa Civil, Rui Costa; e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Marcio Macedo, assim como o governador Fábio Mitidieri (PSD), também prestigiaram o evento.
Segundo o ministro Camilo Santana, para a entrega da unidade foram investidos R$ 13 milhões.O Campus Poço Redondo tem a capacidade de acolher 1.200 novas matrículas e pode chegar a ter 70 professores e 45 técnicos administrativos. Antes mesmo da inauguração, a unidade já trabalha com projetos que atendem aos agricultores familiares da região, a exemplo do AgroIFNordeste.
“O prédio está pronto há dois anos e tenho certeza de que a população do Alto Sertão Sergipano, assim como nós, está ansiosa pela inauguração. A sociedade precisa. Poço Redondo possui um dos piores IDH do estado; não à toa, o município foi escolhido para ter uma sede do IFS. Estamos muito felizes pela inauguração”, frisou a reitora do IFS, Ruth Sales.
Oferta
O Campus Poço Redondo foi autorizado em 2020 e a primeira etapa da construção foi concluída em 2021. Em parceria com a Prefeitura de Poço Redondo, esse campus iniciará suas atividades com a oferta de dois cursos de qualificação profissional: um de formação continuada de professores na área de educação de jovens e adultos articulada à educação profissional e tecnológica, com ênfase em educação do campo, ofertado para 100 professores do município; e outro de formação inicial em Agricultura Familiar, com ênfase no semiárido, com a previsão de 300 vagas para estudantes matriculados em turmas de educação de jovens e adultos, anos iniciais e anos finais.
O Campus Poço Redondo se destaca pela possibilidade de desenvolvimento de ações de extensão na região do Alto Sertão Sergipano com projetos como o Hortas Pedagógicas, que foi realizado por meio de bolsas para agricultores da região, e o AgroIFNordeste.
Para 2024, a partir do provimento de docentes e técnicos-administrativos do IFS, está prevista a oferta de 40 vagas no curso técnico integrado em Zootecnia, para estudantes que já concluíram o ensino fundamental, e mais um curso de qualificação profissional, de Condutor de Turismo em Unidades de Conservação Local, também com 40 vagas.