Seguindo os protocolos sanitários indicados pelos órgãos de saúde, todas as 111 igrejas da Arquidiocese de Aracaju realizam celebrações eucarísticas do Natal do Senhor, nestas quinta (24) e sexta-feiras (25). Funcionando provisoriamente na Rádio Cultura, à rua Propriá, a Catedral Metropolitana celebrará duas missas hoje: Às 16h30 e 19h30 (Missa do Galo), esta última presidida pelo arcebispo metropolitano, dom João José Costa. Antes celebrada à meia noite, a Missa do Galo teve o horário modificado para por causa da insegurança reinante nas grandes cidades.
A Arquidiocese de Aracaju informa que, além da obrigatoriedade do uso de máscaras e da sinalização de assentos, para respeitar o distanciamento mínimo (1,5 m, entre as pessoas), as igrejas também disponibilizam álcool gel para higienização das mãos. Em algumas comunidades, os paroquianos foram orientados a agendar presença nas secretarias paroquiais.
Os fiéis impossibilitados de participar presencialmente poderão acompanhar as santas missas pelas redes sociais e pela Rádio Cultura de Sergipe (AM670), que confirma a transmissão da Vigília de Natal, da Catedral Metropolitana, dia 24, às 19h30, e da Missa do Natal, dia 25, às 16h30, da paróquia do Menino Jesus (Parque dos Faróis, Socorro-SE).
Missa do Galo
A Missa do Galo foi instituída pela primeira vez após o Concílio de Éfeso (431 d. C.) para ser celebrada na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. A luz das velas é um símbolo do Natal, quando Cristo, Luz do mundo, brilhou pela primeira vez para toda humanidade, trazendo a Misericórdia e Alegria para os homens perdidos num mundo imerso na escuridão e no pecado.
O círculo da coroa representa a eternidade, pois Deus se uniu à natureza humana por toda a eternidade, a fim de nos levar, junto a Ele, para a vida eterna. Os ramos verdes representam a esperança pela vinda de Cristo. Já a fita vermelha, que enfeita a coroa, representa o amor de Deus que é derramado no Natal em toda a humanidade.