Presidente da Assembleia deve receber alta médica hoje
24 de dezembro de 2020
Exposição fotográfica retrata policiais civis de Sergipe
24 de dezembro de 2020
Exibir tudo

Missa do Galo será no começo da noite

A Missa do Galo é realizada mais cedo para por causa da insegurança reinante nas grandes cidades

Seguindo os protocolos sanitários indicados pelos órgãos de saúde, todas as 111 igrejas da Arquidiocese de Aracaju realizam celebrações eucarísticas do Natal do Senhor, nestas quinta (24) e sexta-feiras (25). Funcionando provisoriamente na Rádio Cultura, à rua Propriá, a Catedral Metropolitana celebrará duas missas hoje: Às 16h30 e 19h30 (Missa do Galo), esta última presidida pelo arcebispo metropolitano, dom João José Costa. Antes celebrada à meia noite, a Missa do Galo teve o horário modificado para por causa da insegurança reinante nas grandes cidades.

A Arquidiocese de Aracaju informa que, além da obrigatoriedade do uso de máscaras e da sinalização de assentos, para respeitar o distanciamento mínimo (1,5 m, entre as pessoas), as igrejas também disponibilizam álcool gel para higienização das mãos. Em algumas comunidades, os paroquianos foram orientados a agendar presença nas secretarias paroquiais.

Os fiéis impossibilitados de participar presencialmente poderão acompanhar as santas missas pelas redes sociais e pela Rádio Cultura de Sergipe (AM670), que confirma a transmissão da Vigília de Natal, da Catedral Metropolitana, dia 24, às 19h30, e da Missa do Natal, dia 25, às 16h30, da paróquia do Menino Jesus (Parque dos Faróis, Socorro-SE).

Missa do Galo

A Missa do Galo foi instituída pela primeira vez após o Concílio de Éfeso (431 d. C.) para ser celebrada na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. A luz das velas é um símbolo do Natal, quando Cristo, Luz do mundo, brilhou pela primeira vez para toda humanidade, trazendo a Misericórdia e Alegria para os homens perdidos num mundo imerso na escuridão e no pecado.

O círculo da coroa representa a eternidade, pois Deus se uniu à natureza humana por toda a eternidade, a fim de nos levar, junto a Ele, para a vida eterna. Os ramos verdes representam a esperança pela vinda de Cristo. Já a fita vermelha, que enfeita a coroa, representa o amor de Deus que é derramado no Natal em toda a humanidade.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *