Aracaju já vai vacinar quem tem 29 anos
22 de julho de 2021
ITPS fiscaliza quem mexe em Sergipe com gás de cozinha
22 de julho de 2021
Exibir tudo

Carlos Alberto se aposenta do TCE: missão cumprida

"A hora agora é simplesmente de agradecer a todos pela atenção e carinho"

O conselheiro Carlos Alberto Sobral de Souza encerrou sua passagem pelo colegiado do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) nesta quinta-feira (22), em sessão solene do Pleno. Prestes a completar 75 anos de idade, o decano do colegiado se aposentou de forma compulsória e encerrou uma trajetória iniciada em maio de 1985, ainda como auditor.

“A hora agora é simplesmente de agradecer a todos pela atenção e carinho que sempre tiveram comigo; a meus colegas conselheiros, à minha esposa e a todos os servidores porque sem eles nossas atividades também não sairiam de forma satisfatória”, destacou Carlos Alberto.

Homenagens

O conselheiro Carlos Alberto (3º à esquerda), em foto para a moldura (clique na foto para ampliar)

A sessão foi marcada por uma série de homenagens em reconhecimento ao trabalho do conselheiro, que chegou a presidir a Corte em quatro oportunidades. Os depoimentos se deram em vídeo exibido na ocasião e também presencialmente. “O conselheiro Carlos Alberto Sobral marcou época no TCE e será sempre lembrado, sobretudo pela sua alta capacidade técnica ao lidar com diversos temas no exercício das suas atividades”, destacou o presidente do TCE, conselheiro Luiz Augusto Ribeiro.

Membro que há mais tempo conviveu com Carlos Alberto no colegiado, o conselheiro Carlos Pinna citou a obstinação e a bondade como as maiores qualidades do colega. “Seu trabalho é desenvolvido com o maior talento de jurista da nossa geração e, mais do que isso, de autoridade pública em postos muito relevantes que ele soube desempenhar com tranquilidade, determinação, altivez e muito talento”, disse Pinna.

Trajetória profissional exitosa

A conselheira Susana Azevedo observou que não é momento de despedida, mas de exaltação “a uma trajetória profissional exitosa, honrada e extremamente enriquecedora para o Tribunal de Contas dos sergipanos. É impensável falarmos no TCE sem remetermos à imagem do nosso decano, um homem de profundo conhecimento técnico, estudioso incansável, sempre atualizado com o que de mais recente se vê nas decisões dos tribunais brasileiros”, comentou.

Assim também avaliou a conselheira Angélica Guimarães: “Este momento deve ficar registrado pela gratidão, tendo em vista a sua brilhante trajetória de trabalho e luta em favor da justiça e do bem estar social; por ser um homem de caráter justo e conciliador, vossa excelência, ao longo de 36 anos, fez escola aqui no TCE de Sergipe”.

Já o conselheiro Flávio Conceição salientou que o fato de Carlos Alberto “ser amigo de todos e inimigo de ninguém ja fala por si”. Flávio acrescentou que seguirá aprendendo com o homenageado, “não apenas como conselheiro, mas principalmente como ser humano retilíneo, correto e austero, humilde e obstinado pela vida”.

O conselheiro Carlos Alberto participa da sessão de despedida do TCE, encerrando uma trajetória iniciada em maio de 1985 (clique na foto para ampliar)

Também presente na ocasião, o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC/SE), Luis Alberto Meneses, pontuou que o decano do TCE sempre manteve um debate honesto com o MPC. “No meu caso, pessoalmente, gostaria de registrar que sempre, nos nossos debates, aprendi algo com vossa excelência, mesmo quando discordamos; o conselheiro Carlos Alberto deixa um legado e um desafio de superação para as futuras gerações”, concluiu.

Para a diretora técnica do TCE e esposa do conselheiro decano, Patrícia Verônica, sua dedicação à Corte “engrandeceu e engrandece a administração pública sergipana com os seus valorosos conhecimentos, com a sua conduta altruística, cuja trajetória faz jus a um livro”.

Mais homenagens 

Antes mesmo da reunião do Pleno, o conselheiro Carlos Alberto recebeu duas placas em reconhecimento ao seu trabalho: uma do Sindicato dos Servidores do Quadro Permanente Efetivo do TCE (Sindicontas/SE), entregue pelo presidente, Anselmo Costa Santos; e outra da Associação dos Analistas de Controle Externo I e II do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (Acerte), entregue pelo vice-presidente, Vanderson Melo. ​

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *